O universo da escola é um dos espaços direcionados para a formação e transformação dos alunos de acordo com as atuais teorias que caracterizam a sociedade do conhecimento, fortemente marcada pelo uso intensivo de meios de comunicação e informação. Cabe à escola, a cada dia, repensar o seu contexto para unificação das esferas educacionais e do educador em uma visão ampla e diversificada que torne possível o aprimoramento das diversidades para o aprender dos alunos. Não se busca uma melhor transmissão de conteúdos, nem a informatização do processo ensino-aprendizagem, mas sim uma transformação educacional, o que significa uma mudança de paradigma, que favoreça a formação de cidadãos mais críticos, com autonomia para construir o próprio conhecimento.
O contexto atual requer dos espaços escolares muito mais autonomia no que se refere aos processos de aprendizagem. Por este ângulo, observa-se que um dos avanços na área educacional está relacionado com o uso de meios tecnológicos em suas várias dimensões de atuação na prática na escola.
O contexto atual prevê que o educando do futuro deve estar inserido em um processo de aprendizagem para contribuir com suas vivências no meio intelectual, social e até mesmo trabalhar as várias competências no campo das diversidades e atitudes em seu próprio processo de aprendizagem.
Cabe ressaltar que é no universo da escola que se forma a massa crítica que atua na sociedade e em processos e espaços nos quais o uso dos avanços da tecnologia são imperativos e exigem do sujeito um aprendizado do qual não pode se esquivar. Para garantir essa competência no uso dos meios tecnológicos, é preciso que os laboratórios de informática das escolas estejam em perfeito funcionamento. Dessa forma, o mediador das ações, ou seja, o professor pode realizar um bom trabalho e apresentar bons resultados com relação às aprendizagens dos educandos.
Um dos grandes objetivos da escola é tornar possível o acesso dos professores, alunos e da comunidade ao ambiente e instrumentos tecnológicos, para aperfeiçoamento de aulas práticas que contribuam com o processo ensino-aprendizagem, bem como na sua inserção no mercado de trabalho, de acordo com uma visão de políticas educacionais que busque a atuação do cidadão participante na sociedade.
O professor mediador desse processo de uso da informática e outros meios tecnológicos, com o apoio da coordenação pedagógica deve promover o pensamento do sujeito e engajar-se com ele na construção do conhecimento, compartilhando problemas e respeitando os estilos e interesses individuais. Também são atribuições do professor mediador do laboratório de informática:
- Orientar a escola no uso do Laboratório de Informática e zelar pela sua conservação e manutenção mediante técnico.
- Nortear, passo a passo, as metodologias a serem aplicadas.
- Buscar novos conhecimentos para inovar as práticas do cotidiano e aprimorar os conhecimentos de forma ampla e diversificada, visando o bom desempenho dos alunos.
- Trabalhar de forma interdisciplinar e em conexão com a realidade para que a aprendizagem dos alunos seja significativa.
A proposta de trabalho deve ser avaliada de acordo com a realidade de cada grupo. Nesse sentido, cabe também à equipe de gestão escolar analisar o trabalho realizado no espaço de informática da unidade escolar. Ajustes devem ser feitos de acordo com toda a equipe escolar, visando a melhoria dos trabalhos metodológicos, didáticos, pedagógicos e administrativos da escola.
Laboratório de Informática de uma escola municipal de Niterói
Referências:
ALMEIDA, F. J. Educação e informática. Os computadores na escola. São Paulo, Cortez, 1988.
DOWBOR, L. “O espaço do conhecimento”. In: A revolução tecnológica e os novos paradigmas da sociedade. Belo Horizonte / São Paulo, Oficina de Livros / IPSO, 1994.

Sheila muito interessante o seu blog!
ResponderExcluirGostei muito e me mostrou o quanto a informática na educação é boa não para nós professores mas,principalmente para os alunos!
Parabéns!
Olá Sheila,
ResponderExcluirSeu Blog ficou muito interessante e atual, principalmente no que diz respeito às participações dos profissionais de Ensino, pois é preciso envolvimento de todos no processo de aprendizado dos indivíduos e, com o uso das Tecnologias não é diferente.
Beijos,
Rita Mello - Matrícula: 20071603347.
ola Sheila
ResponderExcluirGostei do seu blog,o tema abordado reflete nossa realidade de professor frente aos avanços tecnologicos,como vamos modificar nossa pratica?